Padre Jonas, 70 anos de missão

Homilia do bispo de Lorena (SP), Dom Benedito Beni, na Missa de ação de graças pelo aniversário de 70 anos do fundador da Comunidade Canção Nova, padre Jonas Abib.

Prezado Dom Fares, caro padre Jonas, povo aqui presente. Quero saudar em especial meu irmão padre Léo que enfrentou grandes sacrifícios para hoje estar aqui e prestar homenagem ao padre Jonas.

Já estamos chegando ao final do Advento, tempo de nos prepararmos para o Natal. Por isso, a liturgia nos convida a olhar para o futuro, ou seja, para a segunda vinda de Cristo. Ele vem pela segunda vez para completar sua obra. E esse encontro com Cristo não pode ser temido, mas desejado ardentemente, como as comunidades apostólicas que clamavam "Maranathá".

A segunda leitura nos fala da espera do amado que vai chegar. É nesse clima de Natal que estamos celebrando o aniversário natalício de padre Jonas.

Ouça trecho dessa homilia

Jesus afirma que Deus possui a vida em Si mesmo. Nós não somos assim. Nossa vida é dom de Deus. A vida é também um talento, é dom a ser administrado para que produza frutos. O evangelho de São Marcos nos diz: “Quem quiser ganhar a sua vida vai perdê-la. E quem perder sua vida por causa do reino vai salvá-la”. Perder a vida é gastá-la para os outros. Existem valores superiores que dão sentido à nossa vida, mas o valor mais alto é colocar nossa vida a serviço do evangelho.

A vida do padre Jonas é uma vida em missão, não é em si mesma, mas vida em missão possui estações. A estação da vida do padre Jonas é a sua vocação, a sua vida de padre marcada pela santidade, é o trabalho com jovens, mas, sobretudo, é a Canção Nova, que tem um único objetivo: levar Cristo às outras pessoas.

O que marca toda a vida do padre Jonas é a Canção Nova. Mas vida também possui a estação da cruz. A cruz é componente da missão do missionário, por isso mesmo a consolação sempre acompanha o sofrimento. E a consolação está presente na vida de padre Jonas, por isso ele tem esse coração de jovem.

Padre Jonas, o senhor é uma grande bênção para toda a Igreja, para a diocese e para todos nós.


Transcrição: Willieny Isaías
Fotos: Natalino Ueda

Áudio: Tatiana Gomes

↑ topo